10 de julho de 2015

Os cachos estão com tudo!

Oi gente!

Vou confessar pra vocês: ando completamente apaixonada por cachos. Sim, eles estão com tudo! Tem um comercial na tv que diz "em terra de chapinha quem tem cachos é rainha" e estou concordando plenamente.
Foi então que tive a ideia de fazer um post especial falando sobre o assunto. Convidei cinco lindas cacheadas e elas contaram um pouco de suas histórias e deram dicas para quem já usa o cabelo cacheado e quer defini-lo e também para as que querem começar um processo de transição. Vamos conferir?

Mariana Vasconi do blog Beleza Mista- 24 anos:
"Eu tenho meu cabelo cacheado desde que nasci, porém comecei a fazer alisamento quando tinha 17 anos e alisei até os 23, quando desisti e voltei a usar o cabelo cacheado.
Creme de pentear é uma coisa fundamental pra mim. Eu posso trocar de shampoo, condicionador, creme de hidratação, quantas vezes eu quiser, mas creme de pentear eu testo uma vez só e já sei na hora se deu certo ou não pro meu cabelo. Meus preferidos são o Milagre, da Lola Cosmétics, o Suave, do Lunablu, o finalizador da linha Spécialiste Resgate, da Bioextratus, e o NatuHair, da Skafe.
Minha principal dica para quem quer ter cabelos cacheados é: aprenda a cuidar do seu tipo de cabelo! Eu acredito que nenhum cabelo é fácil de cuidar, mesmo o liso requer cuidados especiais, e isso não é diferente com os cabelos cacheados. Tem que hidratar pelo menos duas vezes por semana (no meu caso, eu faço um dia com hidratação profunda e um dia com hidratação com aquelas máscaras rápidas no banho), tem que passar o creme direito (leia-se: tem que fazer fitagem kkk) e tem que encontrar o creme de pentear certo pro seu cabelo. Eu seeeeei que dá trabalho, mas o resultado fica lindo!
E o meu recado final é: se você nasceu com esse cabelo, é por algum motivo. Ele é o que Deus achou que ficaria melhor pra você, pro seu rosto, pra sua personalidade, então aceite ele, aprenda a cuidar e seja feliz com seu cabelo."

Myllena Lopes, 22 anos:
"Meu cabelo nunca foi tão cacheado assim como é hoje. Ele primeiro era bem liso, depois começou com uns cachinhos na ponta e aos poucos foi cacheando mais. 
Eu não vivo sem meu creme de pentear (o creme do momento é o seda para cachos), meus cremes de hidratação (preferido do momento é o Morte Súbita da Lola) e meu óleo de coco (para a umectação). Acho que o segredo dos cachos é fazer constantemente hidratação. Pelo formato dos cachos o óleo natural do cabelo não chega com tanta facilidade até as pontas então é essencial fazer hidratação frequentemente. 
Então... Acho que essa é uma decisão bem pessoal e assim como não sou a favor da ditadura da beleza que quer impor que mulher bonita tem quer ter cabelo liso e que diz que cabelos que não são lisos são “cabelo ruim”, também não sou a favor de uma obrigatoriedade de todas terem que assumir seus cabelos naturais. Se você realmente quer assumir seus cachos comece conversando com pessoas que já tomaram essa decisão. Antes de qualquer coisa você tem que ter coragem e atitude. Nadar contra a maré pode ser complicado no começo mas se aceitar e se amar como você é não tem preço. O sentimento de liberdade é indescritível . O importante é você estar agradando a você mesma, porque você nunca vai conseguir agradar a todo mundo."

Mariana Reis, 23 anos:
"Eu nasci em uma família onde ninguém tinha cabelo crespo. Por isso eu nunca aceitei o meu cabelo, eu chorava muito e me sentia muito feia. Com 7 anos comecei a fazer relaxamento e na adolescência comecei a utilizar alisantes. Foi então que, faltando pouco tempo para que eu fizesse 15 anos em um desses loucos procedimentos meu cabelo teve um corte químico, simplesmente caiu na raiz. Sim, eu estava careca. No dia da minha festa de 15 anos fiz um penteado que escondeu aquele "buraco" e que disfarçou a falha. Depois daquele dia prometi a mim mesma que nunca mais faria alisamento novamente. 
Um produto que eu não vivo sem é o creme de pentear. Creme de pentear é vida! Faz milagres quando usado da maneira certa. Amor é essencial, tem que querer cuidar, porque o cuidado é contínuo, é rotina. Pesquisar e entender a sua estrutura capilar também é importante. Conhecer seu cabelo, se ele precisa de uma quantidade maior ou menor de creme, como ele responde a hidratação, nutrição, reconstrução e umectação. Ah, e foca nas receitinhas caseiras, elas são sensacionais. Não encare isso como moda, isso é sobre você, sobre quem você é, sobre o que você carrega. A mudança começa de dentro pra fora. Descubra-se e liberte-se, você não vai se arrepender. Eu garanto. E para as que não querem ser naturais e que gostam do alisamento, parabéns também! Se isso te faz feliz e se é assim que você se sente bem, você está no caminho certo. Nós temos que ser o que realmente queremos ser. Alisamento é opção e nunca imposição. Bora ser feliz do jeito que a gente quiser e com o cabelo que quisermos."

Jeniffer Barboza, 25 anos:
"Sempre tive cabelos cacheados. Já ouvi muitas críticas sobre o volume e tamanho do meu cabelo. Gosto dele bem cheio e despojado. Existe sempre alguém que diz que seria melhor passar um pouco mais creme para reduzir o volume ou dizendo para cortá-lo porque acha que o comprimento é exagerado. Já senti vontade de alisar na adolescência. Cheguei a marcar uma escova progressiva em um salão, mas não tive coragem e não retornei no dia agendado.
Uso o tratamento semanal da máscara “Morte Súbita” da linha de cosméticos Lola. Muitas pessoas acreditam que cabelo enrolado ou crespo dispensam cuidado e manutenção contínua. Muito pelo contrário. Acredito ser extremamente importante a relação de cuidado com o cabelo. A estrutura do meu faz com que eu tenha necessidade constante em hidrata-lo e repor suas vitaminas. Ultimamente, o que tem me auxiliado a ter cachos perfeitos, mais consistentes e duradouros é o método de fitagem estruturada (procedimento em que separo o cabelo em seis partes e cada uma delas é dividida em fios menores. Após a divisão, aplico o creme de pentear e retiro o excesso do produto com a utilização de uma blusa de malha, provocando a modelagem dos cachos, apertando levemente o cabelo de baixo para cima). 
Somos muito mais bonitas quando potencializamos nossa originalidade e respeitamos a identidade própria, do que quando buscamos ser o que não somos. Infelizmente, vivemos por um bom tempo na ditadura da beleza. Muitas vezes nos perdemos por conta do que a moda diz ser o “padrão”. Fico muito feliz em ver a resistência de muitas meninas cacheadas e crespas com relação ao que dita o mundo. Hoje existe um movimento muito grande de aceitação da identidade e motivação para as mulheres e homens que tem dificuldade em reconhecer beleza neles mesmos por não serem lisos. Sinto um orgulho muito grande pela conscientização que tem chegado à essa geração. Hoje todos os locais estão cheios de cachos. Isso é gratificante e motivador. Desejo que muitas outras pessoas se divorciem da chapinha e se reconciliem com o seu cabelo natural; E para essas desejo ainda mais força e paciência devido ao período de transição, que não é fácil, porém, o resultado final é compensatório."

Vanessa Moura, 33 anos:
"Sempre tive cabelos cacheados e desde pequena as pessoas perguntavam se minha mãe colocava bobe ou se fazia cachos a mão. Mas na verdade nasci assim e sempre amei meus cachos, acho que combina com meu rosto e minha personalidade. Já recebi críticas do tipo: nossa, sempre de cabelo molhado, bagunçado... por que não faz uma escova? Mas respondia e continuo respondendo que gosto assim.
Confesso que por pressão da moda ou sociedade em determinado período da minha vida eu fiz escova progressiva mas não gostei do resultado e lavei a cabeça na mesma hora, e graças a Deus meus cachos resistiram firmes e fortes.
Ter cabelo cacheado não é fácil. Tem que cuidar, hidratar e sempre ter em mãos um creme para emergências. Eu uso muito os produtos da Keune e também os da Kert, mas confesso que sou abençoada pois até mesmo um Kolene mantém meus cachos definidos.
Conheço várias pessoas que tinham cabelos cacheados como os meus e alisaram e hoje estão arrependidas, acho que o mais importante é a pessoa se sentir bem consigo mesma não importando moda, tendência. Usar o que gosta, liso ou cacheado, o que preferir. Mas cá entre nós o cabelo cacheado tem uma vantagem: se quiser mudar o visual por um dia é só fazer uma escova e quando enjoar é só lavar e ter os lindos cachos de volta!
Para quem deseja voltar a ter cachos o primeiro passo é parar de fazer a progressiva ou relaxamento e em seguida procurar um profissional e iniciar uma revitalização dos cachos."

Esse post foi realmente super especial para mim. Agradeço muito a cada uma que disponibilizou um pouco de seu tempo para dar seu depoimento. Tenho certeza que muitas meninas serão ajudadas e seguirão as dicas dadas aqui.

Ah, super recomendo que vocês acompanhem o blog da Mariana Vasconi, ela dá dicas excelentes para quem quer assumir os cachos. Eu fico aqui babando e desejando ter os meus! rs (clique aqui pra conhecer).

E vocês, o que acham sobre cabelos cacheados? Usam? Pretendem usar? Me contem tudo aqui pelos comentários, rs.

Beijinhos ;*

Comente com o Facebook:

50 comentários:

  1. Puxa, que bacana!
    Eles estão bombando mesmo. Tanta gente querendo ter e que tem naturalmente, não quer se assumir.
    Babo pelas cacheadas.
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão com tudo, né? Eu acho que deveriam assumir os cachos sim. Acho super lindo! Eu sou uma das que não tem mas queria ter haha Bjs

      Excluir
  2. Que arrependimento eu tenho de ter acabado com meus cachos!!! Mayara a materia foi o maximo.. Adorei.. Mas fiquei saudosa agora rs bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que pena.. Será que não dá pra voltar com eles?
      Que bom que gostou! Bjs e muito obrigada!

      Excluir
  3. Todos liiindos, principalmente o da Mariana Reis! *-*
    O meu cabelo é sem graça, não tem mto movimento e quando quero deixar ondulado, dura pouco tempo! kkkk
    Bjooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindos mesmo. O da Mari é um arraso!
      O meu eu também tento deixar ondulado, mas se bater um vento já era haha Bjs

      Excluir
  4. Amei o post May! Eu tinha cabelo cacheado, mas acabei com os cachos porque dá muito trabalho pra cuidar, muito mesmo, mas eu acho lindo! Amei, beijos!

    http://www.estiloassembleiana.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Dany. E o importante é se sentir bem, se gostou de acabar com os cachos então tá valendo! rs Bjs

      Excluir
  5. Cabelos de cacho são maravilhoso arrasou com as dicas,
    bom final de semana.
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=eNNlFtDc1-o
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmo, né? Eu adoro! Bjs e obrigada!

      Excluir
  6. Adorei a oportunidade de participar do seu blog ! Parabéns e muito sucesso !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, mas o prazer foi todo meu. Bjs e obrigada!

      Excluir
  7. Todas lindas!!!
    Bjao!
    www.armariodemoca.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que lindas!!! Amo meus cachos, adorei o post muito legal :)
    Beijokas da Camila e Carol
    http://www.vamospapear.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Camila. São todas lindas mesmo! rs Bjs

      Excluir
  9. Adorei demais o post, também acho lindo demais cabelos cacheados, e pelo visto, creme de pentear é indispensável hahaha ♥

    Beijos
    Instagram | Facebook do blog
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Creme de pentear não pode faltar! rs
      Que bom que gostou!! Bjs

      Excluir
  10. Quando eu era criança, detestava meu cachinhos!!! Depois que cresci, comecei a fazer relaxamento. Então perdi os cachos, mas o volume sempre voltava. Aí eu optei por alisar! E aí? Morro de vontade de ver como seriam meus cabelos cacheados novamente, MAS LARGAR A PROGRESSIVA É UM PROBLEMA!!! Faz um post sobre isso??? Como fazer para deixar seu cabelo enrolar de novo. Sei que é um processo longo e demorado, mas quero tentar!!! Beijinhos.

    https://www.facebook.com/thatifreitasblog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, sofremos do mesmo mal então haha Minha história é igualzinha a sua. Quero meus cachos novamente!! Fiquei 8 meses sem progressiva e estou aqui enlouquecendo, já marquei pra fazer.
      Vou fazer um post sobre isso sim, também estou precisando rs. Só aguardar!! Bjs

      Excluir
  11. Como os cabelos cacheados - bem cuidados - são lindos!!! Acho que as cacheadas tem que se assumir mesmo! Ficam lindas!
    Beijinhos - Au Revoir!
    http://www.vidaemrosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Paloma. É preciso cuidar para ficar bonito, não adianta ter cacho só pra dizer que tem, né? Bjs

      Excluir
  12. Eu também sou contra a ditadura de beleza e acho que cada uma tem que fazer aquilo que se sente bem. Parabéns às cacheadas que são lindas assim!
    www.cariocabonita.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Kelly. Concordo plenamente! Bjs

      Excluir
  13. Também acho cabelos cacheados liindos, essas meninas arrasaram no cabelo! Tem que cuidar muito bem mas vale a pena ter um cabelo saudável e bonito assim!

    beijo
    www.belatriz.info

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arrasaram mesmo, né? Eu fiquei babando fazendo esse post! rs
      É verdade.. Não adianta ter, tem que cuidar. Bjs

      Excluir
  14. Parabéns, meninas! Vcs posssuem cabelos incríveis!
    Beijinhos

    www.ericacruz.com.br

    ResponderExcluir
  15. O cabelo da Mariana é divo, amei :)
    O meu é ondulado e eu amo. Gosto de volume, acho que valoriza meu rosto. Fiz chapinha uma vez na vida, na época de adolescente, achei que tinha ficado tão feio que acabei indo de boné para a escola para ninguém ver hehehe :P

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, Monique. Se eu pudesse escolher um cabelo pra ter seria o da Mariana rs
      haha Que tenso! Mas que bom que você logo voltou para os cachos. Seu cabelo deve ser lindo! Bjs

      Excluir
  16. Nós temos o cabelo cacheado, e agora que começamos a assumi-lo, mas vamos confessar que em algumas ocasiões ainda fazemos escova neles!! Estamos agora aprendendo a cuidar melhor deles, para ficarem bem saudáveis!!

    beijos

    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí. Tem que aprender a cuidar e aproveitar o máximo possível dos cachos. Tomara que as dicas que as meninas deram aqui tenha ajudado vocês. Bjs

      Excluir
  17. Oi May, eu acho lindos os cachos, mas não em mim rs. São lindos os cabelos das meninas.
    Um beijo

    Suellen Esposte Blog | Facebook | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, Suellen? Mas isso é questão de gosto mesmo. Eu acho que seu cabelo ficaria lindo com cachos. Dá um volume especial! rs Bjs

      Excluir
  18. Cachos são maravilhosos por si só, acho lindo todos os tipos de cabelos, mas cachos, é cabelo de divas, igual Beyoncé. Muito bacana todas essas dicas.
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Fran. E que bom que gostou das dicas! Fico feliz! Bjs

      Excluir
  19. Acho lindo <3 adooorei
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir
  20. Acho a coisa mais perfeita, cachos. Sempre que vejo alguém alisando os cabelos todo enroladinho já faço a pergunta do por que não deixa ele todo enroladinho. É um charme né?! haha
    Beijão
    Jardim de primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Lara. Eu fui uma que alisou os cachos.. Hoje me arrependo. E o engraçado é que minha mãe fez isso anos antes de mim e sempre dizia que eu iria me arrepender.. E me arrependi, rs.
      Cachos são charmosos mesmo! Quero os meus de volta! rs Bjs

      Excluir
  21. Caramba, nem sei qual cabelo desses mais perfeitos. Acho que cada um tem sua beleza própria, né?! Eu amo cabelo cacheado. Acho que é o mais lindo que existe. E se o meu tivesse jeito, eu pararia de fazer alisamento. Mas né, eu sou meio preguiçosa e tem que estar disposta a cuidar pra ter um cabeleira dessa.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Liih. Cabelo cacheado é lindo mesmo mas ele necessita de bastante disposição pra cuidar, além do dinheiro que se gasta né? É preciso estar ciente de tudo isso pra assumir os cachos, rs. Bjs

      Excluir
  22. Caxos são lindos, admiro quem os tens e que os cuidam com carinho. Todas são lindas.

    Beijos

    http://gibalreiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Cachos são lindos, você fica maravilhosa com elas *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha Obrigada! Mas você é suspeito! rs Bjs

      Excluir
  24. Cada cabelo maravilhoso. E acho ainda mais bonito quem assume seus cachos. Eu vira e mexe faço nos meus cabelos, acho que dá um visual ótimo! Parabéns meninas, seus cabelos são lindos e super bem cuidados!!!!

    www.vidadady.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso demais, né? Fiquei babando por eles! rs
      Hoje em dia eu faço no meu cabelo quase diariamente, até estranho quando não vejo nenhum cacho nele haha Pena que são cachos "artificiais". Queria já acordar com eles lindos e belos! rs
      Parabéns mesmo. Elas merecem! Bjs

      Excluir
  25. Mayyyy eu AMEI participar do seu post, muito obrigada pelo convite! <3 É tão legal saber que várias coisas são parecidas entre os cachos e também que as opiniões são parecidas com a minha kkk, amei, sério!

    Beijão!

    www.belezamista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, eu que amei ter você aqui! Foi super legal mesmo!
      Espero ter você por aqui mais vezes, rs. Bjs e muito obrigada!

      Excluir

© Mayara Vieira - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Design Divino.
Tecnologia do Blogger.